EDIÇÃO 007

EDITORIAL

Ao criarmos o Jornal da Cidade, definimos como objectivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida na Cidade de Maputo. Nesse sentido, procurámos desenvolver temas considerados prioritários para o bem-estar dos cidadãos da nossa cidade a partir da óptica de quem nela habita e do conhecimento técnico-científico disponível. A ideia fundamental foi, e é, a de apoiar as autoridades na construção de soluções para os complexos problemas de uma cidade que conhece um crescimento demográfico exponencial sem que se tenha preparado para isso. Gerir qualquer cidade é sempre extremamente complexo e difícil. É fácil apontar os problemas, mas solucioná-los já não. Foi nesse espírito que, ao longo de um ano, seleccionámos os temas abordados nos diferentes números do Jornal. Em cada caso, apresentámos um diagnóstico do problema temas, incluindo em cada um o diagnóstico do problema e suas implicações , possíveis causas, mas também, e sempre, propostas de possíveis soluções. Tudo isto foi feito com a mais profunda intenção construtiva.

Gerir qualquer cidade é sempre extremamente complexo e difícil.

Neste processo, o Jornal da Cidade ampliou a sua actividade com o lançamento de um Portal que não apenas divulga o Jornal, mas amplia os seus conteúdos e sobretudo abre o debate dos diferentes termas à participação dos Cidadãos de Maputo .

No final de um ano de actividade, apresentamos hoje uma edição que procura fazer uma síntese dos temas apresentados, seu contexto e propostas. Não pretendemos ser donos da razão até porque os pontos de vista e soluções são, à partida, muito diversificados. Não sabemos avaliar em que medida fomos úteis aos Munícipes, fazendo eco de algumas das suas maiores preocupações, bem como às autoridades municipais, alertando-as para essas preocupações e sugerindo vias para as resolver . Caberá a uns e outros avaliarem até que ponto fomos bem sucedidos.

Na presente edição apresentamos um resumo dos temas apresentados ao longo das primeiras 6 edições e que podem ser consultados, na integra,  no portal do Jornal da Cidade (www.jdc.org.mz). ■


Para fazer download da edição clique em baixo:

Por

Postado em