EDIÇÃO 001

EDITORIAL

Em 2014 um grupo de cidadãos, residentes na cidade de Maputo, movidos pelo espirito cívico, decidiram juntar-se, de livre e espontânea vontade, para reflecir sobre a qualidade de vida da sua cidade, que se degradava, dia-após-dia. Destas reflexões, associadas a uma vontade genuína de sugerir soluções às autoridades municipais, nasceu o movimento “Cidadãos de Maputo”.

O esforço, do movimento, logo no início, foi no sentido de construir pontes de colaboração com as autoridades do Conselho Autárquico de Maputo, visando a identificação de problemas e preocupações comuns, afectando a qualidade de vida da cidade, bem como a troca de sugestões sobre as possíveis soluções. Um primeiro resultado desta reflexão viria a ser a elaboração de 37 propostas de acção, apresentadas
às autoridades municipais.

Foi na sequência desses objectivos e propostas que o movimento decidiu criar um Jornal da Cidade, focado sobre os seguintes objectivos: (1) promover reflexões em torno de assuntos-chave que digam respeito à gestão municipal, propondo –lhes, ao mesmo tempo, possíveis soluções; (2) criar um veículo de expressão livre e responsável de opinião, quer por parte dos munícipes quer por parte das autoridades municipais e (3) incentivar o munícipe a participar activamente na vida da sua Cidade através da expressão livre e responsável de opinião.

Assim, este Jornal é uma publicação periódica exclusivamente dedicada a
assuntos da Cidade de Maputo, que sejam considerados de interesse público.

Trata-se de uma publicação independente de quaisquer interesses alheios aos dos munícipes e que pretende estimular o espirito cívico dos munícipes, e ajudar a consolidar mecanismos de colaboração genuína com as autoridades Municipais, de forma aberta e descomprometida.

Nessa perspectiva, é nosso desejo que a abordagem de qualquer assunto, através deste meio, seja com espirito construtivo, onde a identificação de qualquer problema seja seguida de propostas de solução, sempre que possível.

O Jornal terá uma periodicidade mensal e será de distribuição física e electrónica gratuita, estando associado a uma plataforma electrónica através da qual os munícipes poderão canalizar as suas contribuições.

Sendo um projecto modesto, cada edição deverá concentrar-se em dois temas, nos quais se aflorem ideias ou problemas e propostas de possíveis soluções; se recolham e divulguem opiniões recolhidas na rua, ou ainda uma opiniões especializadas em torno de qualquer assunto relevante à vida da cidade.

Para o presente número escolhemos os temas do estacionamento na cidade e dos parques, alguns dos assuntos críticos, afectando a qualidade de vida da Cidade de Maputo.

Se os problemas de estacionamento parecem agora atenuados, pela diminuição do tráfego, tal realidade é contudo momentânea, ditada pelas medidas do Estado de Emergência ora em vigor.

Uma Cidade é feita pelos seus cidadãos

JORNAL DA CIDADE

Em contrapartida, a ocupação permanente e desenfreada de parques resultou na ausência de espaços para a pratica de actividade física e lazer, levando a que muitos grupos de citadinos se amontassem nas ruas e em
passeios, colocando em perigo a sua vida e a do público em geral.

Enquanto estava em preparação a presente edição , eclodiu a pandemia do Coronavírus, que afectou a vida das cidades de todo o mundo. Se num momento inicial chegamos a pensar que o Jornal teria ficado sem propósito, contudo, passado o choque inicial, a conclusão foi em sentido inverso: esta crise sanitária constituía uma excelente oportunidade de constatação ou de despertar de consciências, sobre os desafios que o presente quadro, de ajuntamento urbano quase caótico, representa, quando surgem calamidades desta natureza e abrangência!

Uma Cidade é feita pelos seus cidadãos e suas instituições. Esperamos que, com esta iniciativa, estejamos a fazer a nossa parte. ■


Para fazer download da edição clique em baixo:

Por

Postado em