INTRODUÇÃO
O Jornal da Cidade (JdC) é a voz deste Maputo, que se pretende um direito de todos, uma iniciativa assente na inclusão, na reconstrução da nossa forma de olharmos a economia, o ambiente, a mobilidade, os espaços comuns. Criou-se no debate de ideias, apontado para acções concretas, levantaram-se problemas, sem nunca os criar, pretendendo sempre ser parte de uma solução.
Surgiu na sequência de um movimento criado por um grupo de cidadãos residentes na cidade de Maputo que, movidos pelo espírito cívico, decidiram promover uma reflexão sobre a qualidade de vida da sua cidade. Desse movimento, resultou uma petição, que incluía um conjunto de propostas de possíveis soluções para os constrangimentos que se apresentavam à qualidade de vida em Maputo. Este movimento chama-se Cidadãos de Maputo.
OBJECTIVOS
PROMOVER
reflexões em torno de assuntos chave que digam respeito à gestão municipal, propondo–lhes, ao mesmo tempo, possíveis soluções.
CRIAR
veículo de expressão livre e responsável de opinião, quer por parte dos munícipes quer por parte das autoridades municipais.
INCENTIVAR
o munícipe a participar activamente na vida da sua cidade através da expressão livre e responsável de opinião.
POLITICA EDITORIAL
- O Jornal é exclusivamente dedicado a assuntos da Cidade de Maputo e considerados de interesse público.
- O Jornal confere prioridade a assuntos relativos a propostas realizadas pelo movimento Cidadãos de Maputo, bem como outros provenientes de outras fontes, mas igualmente considerados de interesse público.
- No Jornal será estritamente vedada qualquer menção a pessoas e proibida qualquer menção desrespeitosa ou especulativa.
- A abordagem dos assuntos deverá ser realizada de forma constructivalevantando não só problemas mas também propostas para a sua solução.
- O Jornal proporcionará um debate salutar e respeitoso entre todas as partes envolvidas nos assuntos em causa.
- O Jornal não tem qualquer carácter comercial nem poderá ser vendido.
ESTRUTURA
Foi sempre intenção do Jornal da Cidade manter uma estrutura consistente entre todas edições e divididas da seguinte forma:
- INTRODUÇÃO:
- Editorial
- APRESENTAÇÃO:
- Tema 1
- Tema 2
- ELABORAÇÃO:
- Diagnóstico do problema
- Proposta de soluções
- Casos especificios
- Casos exemplares
- COMUNICAÇÃO:
- A Voz do Municipe
- Contribuição do Municipio
- Contribuição de especialista